Com que Linux eu vou?

Pois é... sabe que, apesar de se falar muito em Linux, muitos ainda não sabem que o "Linux" em si é o Kernel do Sistema Operacional... Complicou?... Então vamos lá. O Kernel de um Sistema Operacional é responsável pela "coversa" do computador com outros hardwares (impressora, câmera digital, etc). O Kernel - ou núcleo, está presente não só no Linux ou no Windows(r), mas sim em todos os softwares.
O Kernel do Linux foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds - esse cara aí da foto abaixo:
Quer saber mais sobre ele? Clique aqui.

Ele era apenas um estudante de uma faculdade e hoje é o cara que está tirando o sono de alguns mega empresários. Afinal, ele reiniciou um processo de muitos anos atrás quando haviam muitos programadores e poucos computadores. Nesta época (década de 60), os programadores e desenvolvedores de softwares trocavam os seus programas entre si. E hoje, diversos Softwares Livres são criados e aperfeiçoados por todo o mundo.
Voltando ao foco do nosso texto, depois que Linus Torvalds deu o ar de sua graça, outros - em sua maioria estudantes, iniciaram o desenvolvimento de outros sistemas operacionais baseados no Linux. Abaixo seguem relacionadas algumas informações sobre distribuições Linux:
Quando clicar em: Quero saber mais, você acessará o site da Wikipédia com as informações sobre a distribuição.
Quando clicar em: Quero ver imagens, você acessará o site do Google com uma busca nas imagens.
Quando clicar em: Quero visitar um site em bom português, você irá acessar um site em português sobre a distribuição que em muitos casos será o site oficial da mesma.
  • Slackware
  • Debian
  • Kurumin
    • Bastante leve, simples e de fácil uso, o Kurumin é indicado para usuários básico à intermediários no que diz respeito a usabilidade dos seus comandos já que devemos realizar ações como montagem do Cd (calma..., eu explico depois) e reune um painel para instalação de programas que é bem simples.
  • Suse
    • Essa distribuição não é para qualquer máquina, por tanto se tiver uma "carroça" ao invês de um computador, não tente usar esta distribuição (a não ser que seja muito paciente). Entetanto se pretende uma distribuição confiável e que use do computador tudo de bom que o mesmo pode oferecer, este é o seu Linux.
  • Famelix
    • A principal característica desta distribuição é ser bem parecido - e ponha parecido nisto, com o Windows XP(r). Alguns consultores/ empresas até instalam o Famelix nos computadores dos seus clientes e dizem para os seus funcionários, que este é uma nova versão do Windows(r). Depois de algum tempo, abrem o jogo... vocês estavam usando era Linux!
Bom,... espero que estas informações possam ser úteis para a sua escolha. Não listamos aqui todas as distribuições, entretanto se você quiser ver mais algumas, basta clicar aqui!

Se você víu as imagens de algumas distribuições, você deve ter reparado que, até sendo a mesma distribuição, a tela - em geral a Barra de Ferramentas (aquela barrinha que lá no Windows(r) tem o Botão iniciar) é bem diferente. Isto se dá pelo fato de que o Linux tem diversos Ambientes Gráficos. Veja sobre Ambientes Gráficos (no menu: Sobre o que você gostaria de saber? - Data Junho 2007) no nosso Blog para entender melhor sobre os mesmos.

Comentários

Anônimo disse…
Ué? mas cade o Ubuntu? ;D

Abraços
Unknown disse…
Se falar de Software livre sem falar de BSD é ignorancia , falar de GNU e não falar de BSD é no minimo não comparar modelos de licensas , falar que GNOME é pra maquinas antigas é um absurdo , isso significa que não sabe a razão da existencia dele , vale uma pesquisada , falar de Linux e não falar sobrer Unix LIVRE é comer mosca , defender GPL3 é algo em que se possa arrepender
LKRaider disse…
Não colocar o Ubuntu é realmente uma falha grave em qualquer lista de distribuições recente.
Anônimo disse…
aê galera,

o lucas não colocou também o conectiva, muriqui, e muitas outras, mas ai é só ler o que ele escreveu:
Bom,... espero que estas informações possam ser úteis para a sua escolha. Não listamos aqui todas as distribuições, entretanto se você quiser ver mais algumas, basta clicar aqui!... é só clicar.

Parabéns lucas pelo blog vou divulgar entre os meus amigos.
Lucas Filho disse…
Olá a todos,

Sobre GNOME para máquinas antigas é que é bem mais fácil rodar o GNOME em máquinas antigas do que o KDE com todos os seus recursos, sombras e etc.
Se observar bem, não é uma crítica destrutiva. Ora, se serve bem em máquinas antigas o que fará em máquinas mais modernas?... será mais eficiente não?
Anônimo disse…
Pessoal, o que o Lucas está fazendo aqui é um belo trabalho. Textos amigáveis como este e outros aqui devem ser sempre bem vindos ainda mais em se tratando que seu objetivo principal é divulgar o Software Livre e ganhar mais adeptos para ele.

Criticar um texto desses sempre é interessante para o crescimento tanto do articulista como para os leitores.

Agora, acabem com tanta RADICALIDADE e sejam mais amigáveis.

Agente86, todos nós sabemos da importância em se falar sobre BSD.
Mas se ele tocasse nesses detalhes o texto ia ficar muito técnico e textos técnicos são para Hackers e afugentam a maioria dos usuários. Usuários estes que queremos que migrem para software livre.

Lkraider, também senti falta o Ubuntu. Sou simpatizante dessa distriuição e a utilizo. Mas não acho que seja uma falha grave não a ter listado no texto. Lembrem-se que só o fato do usuário que está migrando para o software livre estar se deparando com VÁRIAS distribuições já é um fator desestimulante para ele.

Pessoal, precisamos ser menos radicais na forma como colocamos as informações para quem queremos conquistar. Não adianta de nada escrever textos tecnicos demais e que afugentem os usuários mais leigos que são os que mais utilizam software pago e a grande massa a quem devemos conquistar.

Postagens mais visitadas deste blog

Linux ou GNU/Linux?

Algumas coisas que você precisa saber sobre o Linux antes de sair correndo