E esse tal de Linux

O Linux é um sistema operacional Livre. Sistemas Operacionais são "programas" que fazem um computador funcionar. São eles os responsáveis pela comunicação entre você e o computador. Sem Sistema Operacional, não tem nada para fazer no computador. O Windows(r) é um Sistema Operacional assim com o Linux. Veja a figura abaixo de um Linux em plena ação:


Não pessoal, eu não escreví errado! Acima é um Linux. Neste caso o Linux Famelix. É pessoal, algumas pessoas falam que o Linux é difícil, é feio e coisa e tal. O que você se deve levar em consideração é que, se você já sabe - como dizem nós cearenses: "Bulir" no Windows(r), você terá que se adaptar aos novos pensamentos do mundo Linux. E a sua aceitação vai depender de alguns fatores. São eles:
  • Qual a distribuição (o tipo de Linux) que você irá ter a sua primeira experiência;
  • Comprou um computador com Linux e quando ligou não encontrou o Word(r));
  • Nunca participou de nenhum evento/palestra relacionada a Software Livre em sua cidade;
Estes são alguns fatores cruciais para fazer com que uma pessoa passe a usar Linux ou não. Se ainda não sabe sobre qual distribuição você pode utilizar, aconselho a ler a próxima matéria: Com que distribuição eu vou?

Comentários

A primeira vez que tive contato com o mundo Linux foi atraves do Conectiva Guarani, não me lembro a versão , mas acho que foi a 3.0. A experiencia não foi muito boa, mas tenho certeza que o que eu sei hoje agradeço ao Linux.
Hoje tenho total dominio sobrea maquina, não importa a versão ou distribuição. No windows a facilidade é ainda maior.
A parti ruim para mim realmente são as grandes quantidade de Distribuições que aparecem e somem da mesma forma. JA usei Definity Linux (curiosidade) Blannes, Tech Linux. E depois sumiu, sem dar satisfação a ninguem.

Confiou mais nas Distros que tem alguma empresa por tras, como a MAndriva, Suse, Red Hat, estes tipos.

Atualmente uso o Kurumin, gostei muioto pela facilidade e ja instalei em escolas e distribui com amigos. O Linux tem de ser para todos e acabar com esta fama que ele é feito para Nerds.

Hoje acesso a internet, gravos meus dvds, so não é ainda 100% por nao tem um programa de gerencimento de videoloadoras, aonde eu preciso muito.

Postagens mais visitadas deste blog

Linux ou GNU/Linux?

Com que Linux eu vou?

Algumas coisas que você precisa saber sobre o Linux antes de sair correndo